Pesquisar este blog


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

TEXTOS & NOTÍCIAS

TEXTOS & NOTÍCIAS


HISTÓRIA

“Casa do Manequinho Hotel e Restaurante une harmoniosamente a identidade da Casa Centenária com hospedagem confortável e gastronomia diferenciada. Destacamos o prato Mistura Brasileira: a "feijoada" de tilápia campeã no VII Piraí Fest Paladar – 2008! Trata-se de uma abordagem inovadora da tradicional feijoada originada pelos escravos no século XIX, adequada aos sabores atuais! Para os adeptos do peixe é a pedida certa e para todos que apreciam uma boa comida: Vale à pena conferir!


Na casa centenária da família, a anfitriã Ana Paula Hack, chef consagrada inúmeras vezes no Piraí Fest Paladar, proporciona a seus clientes uma viagem pelos sabores do Vale. O brinde de boas vindas é a base de cachaça; o menu enfatiza os sabores peculiares da tilápia e da noz macadâmia e a sobremesa tem o gostinho familiar e encantador do café.

No que se trata do Menu do Hotel, durante os eventos da região vale do café nos servimos "Menu Sabores do Vale" que ressalta além dos sabores da cachaça e do café, os sabores da tilápia (peixe) e da noz macadâmia ambos típicos de Piraí. E por que nosso sabor é premiado? Os pratos principais servidos foram premiados no Piraí Fest Paladar - Festival de Gastronomia e Cultura de Piraí.

( Texto veiculado em 2009 durante o evento regional “Café, Cachaça e Chorinho”, em Abril de 2009)


MACADÂMIA


O cultivo de macadâmia pode ser conferido em loco em Piraí, na Fazenda produtora Santa Martha, onde funciona a TRIBECA AGROINDUSTRIAL E COMERCIAL LTDA (www.tribeca.agr.br)

O Texto abaixo eu transcrevi da embalagem da macadâmia.

“A macadâmia é uma noz de origem Australiana, cultivada em váriuos países entre os quais Austrália e Estados Unidos. A macadâmia é conhecida como “Noz do Hawaii” e consideradaa “ Rainha das Nozes” , devido as suas características nutricionais e ao seu requintado sabor. Agora, cultivadas e industrializadas no Brasil, com primor técnico e carinho, as Macanuts® agradam aos mais exigentes paladares...”

Interessante na textura e no sabor, a macadâmia é versátil na culinária sendo utilizada em pratos doces e salgados. No Bistrô utilizamos a macadâmia em vários pratos, seja no arroz , na farofa ou até no recheio da tilápia. Temos também sobremesas com macadâmia, com chocolate ela fica uma delícia!!! Hummmm...é de dar água na boca! Na lojinha do Hotel vendemos Macanuts® em latinha na versão tradicional (torrada e salgadinha) e coberta com chocolate.

O que é o Piraí Fest Paladar ?

É o festival de gastronômia e Cultura de Piraí, o maior evento gastronômico da região do Médio Paraíba.

Este festival é realizado anualmente, no mês de Outubro, em ocasião do aniversário da Cidade. Já foram realizadas 8 edições o que já faz do festival, devido ao seu sucesso crescente, a marca da cidade e referência na região do médio paraíba. No âmbito da gastronomia, este festival contempla 3 protagonistas: a tilápia, a noz macadâmia e o chopp da Brahma! Os três são oriundos de Piraí, onde temos: uma cooperativa de psicultores de tilápia e um entreposto de comercialização (PEIXESUL) onde os visitantes podem comprar o peixe e produtos derivados a exemplo de bolinhos e linguiça; fazenda Santa Marta produtora e beneficiadora de nóz macadâmia, e a fábrica da AMBEV. O evento tem grande repercussão devido a presença de Chefs famosos de renome nacional e internacional, pelos cursos de culinária gratuitos fornecidos por estes Chefs e pelo Senac que traz para o evento a carreta-escola, por jantares fechados cujo Menu é assinado e realizado por alguns dos Chefs convidados e pelo Concurso de Culinária, no qual o Bistrô Manequinho foi premiado várias vezes.

No feriado de 12 de Outubro, venha curtir o Piraí Fest Paladar. Nosso ponto de encontro é no Bistrô Manequinho!

Tilápia – Curiosidade!


"A história da Tilápia se confude com a história da humanidade, pois foi identificada como o peixe que aparece nas representações de Cristo, na ocasião dos Milagres dos Peixes.

Além das espécies Tilápia do Nilo e Tilápia de Zamzibar, existem ainda a Tilápia Vermelha Saint Peter e a Tailandesa. É um pescado com característica bastante particular, altamente saudável, de carne clara e levemente adocicada, com baixos teores de gordura e colesterol, apresentando versatilidade e sabor suave." (Texto retirado do Livreto do Piraí Fest Paladar - Festival de Gastronomia e cultura de Piraí)

Tilápia além de saudável e gostosa é “sagrada”!

TILÁPIA - Fato relevante!

Dentre as diversas espécies de peixe de água doce, a tilápia se destaca pela sua excelente qualidade, inigualável sabor e pelos benefícios que traz à saúde. Possui excelente teor protéico, é rico em vitaminas do complexo B, sais minerais e ácidos graxos, com ômega 3 que atua na redução das taxas de triglicérides e colesterol, responsáveis pelas doenças coronarianas. Sua carne é recomendada para pessoas de todas faixas etárias, o consumo de 150 gramas por dia atende as necessidades de proteína que um adulto necessita.

Viu só? A tilápia é gostosa e saudável! Os médicos e nutricionistas recomendam!

Um comentário:

  1. Muito bacana seu blog! acho que vc devia fazer um livro sobre tilapia e receitas.abrç

    ResponderExcluir